segunda-feira, 31 de agosto de 2009

8º trilhos de Monsanto




Sabia perfeitamente que não iria ganhar...
Sabia também que teria pouco tempo para treinar para esta prova, mas como não há impossíveis, lá fui eu para mais este desafio.
O ambiente é muito giro, parecido a uma prova de BTT, mas sem bicicletas, óleo, e essa logística toda.
Para mim foi a primeira prova do tipo "corrida" que eu fui, e posso dizer desde já que não irá ser a ultima.
Chegamos cedo à zona da partida, os comentários eram de que a prova era dura... e as subidas... e o piso... A prova era para começar às 9h45m, mas devido a um atraso começou às 10h, o mais engraçado é que havia atletas a aquecer desde as 9h que nós chegamos, e nem por se ter atrasado a partida pararam o aquecimento.
Começou a prova, e passados 500 metros depois de passarmos por uma passagem de peões








começamos a subir, e que subida, para alem da inclinação tinha aquela "rama" dos pinheiros e pedras, ai começou logo a parar pessoal e a começarem a andar, isto para ai a 500 metros depois da partida, o calor também não ajudava em nada.
Depois foi entrar em Monsanto, e começar a subir, subimos até às antenas... quando era a descer ainda custava mais, pelo peso do corpo ( e o meu pesa um pouco ), e pelo terreno bastante irregular, foi uma prova muito dura, antes de começarmos a descer para a meta, tinhamos uma subida de 1,5 km, terminei com 1h12m e os últimos 500 metros foi a dar tudo o que tínhamos.
No geral gostei bastante, de salientar uma diferença em relação às provas de BTT, em que se passa horas e mais horas a pedalar e por vezes a sofrer, ali não, se tivermos bem treinados faz-se bem.
Recomendo.

Para primeira prova fiquei em 150º lugar ( em 289 que terminaram ), o primeiro terminou com menos 28 minutos e o ultimo terminou com mais 32 minutos que eu...



A próxima logo se vê, mas já estamos a combinar...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Próximo desafio.

Não tem nada a ver com todas as provas que já realizei até aqui, mas como é desporto, e como surgiu através de convite... cá vou eu correr o 8º trilhos de Monsanto.
Uma prova de atletismo de montanha que decorre em Monsanto e tem a distância de 11,750m.

Quem estiver interessado pode ver tudo aqui:

http://www.terrasdaventura.net/desafio_run/monsanto/monsanto.htm

ou aqui:

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=bekzddvlvgvjmcvg

Por enquanto, é correr...
Por semana os treinos dividem-se em:
3 dias de corrida ( 1h por treino )
1 dia de BTT
E ao Domingo futebol.

Vamos ver como corre, depois digo alguma coisa.

PS. Já agora, obrigado pelos comentários :(

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A primeira desistência



A minha primeira desistência

Pois é, foi preciso ir a Cuba para desistir de uma maratona...
Desta vez não era a distancia a grande inimiga ( fazia 2 meses tinha feito Serpa 160 Km ), e esta seria só metade da distancia...
Também apesar do que se diz, acho que o inimigo não era o calor ( o meu velocímetro chegou a marcar 51º ), o meu inimigo e posso admiti-lo porque já tenho idade para isso, foi sim a minha arrogância...
E passo a explicar, esta foi talvez a maratona que eu melhor preparei, estava a fazer Btt 3 a 4 vezes por semana, correr sempre um dia por semana durante 1 hora, e ainda faço natação uma vez por semana, houve semanas em que não cheguei a descansar, mas sempre me senti bem e nunca senti nem cansaço nem esforço em demasia.
Parecia que a prova me iria correr às mil maravilhas, na brincadeira, disse antes de partirmos, " só tenho é que ver onde está o Vitor Gamito para me colar na roda dele...", não foi bem assim.

Se há pouco disse que era arrogante, nas partidas sou sempre humilde demais, e mais uma vez parti nos últimos lugares, isto atrás do pessoal dos 20 e 40 Km, logo à partida andei uns tempos atrás de umas miúdas que não deviam ter mais de 11 anos, claro que logo ali me atrasei, mas tudo tem solução, ou pensava eu que tinha...
Assim que passo as miúdas, comecei a passar o pessoal todo que me aparecia pela frente, passando também o pessoal amigo que foi comigo, claro que ai me comecei a entusiasmar, tendo passado muita gente, comecei a querer recuperar lugares e consegui. Depois da separação para o pessoal dos 20 Km ficou mais fácil circular, depois aos 13 Km aparecia o primeiro abastecimento, no qual eu não parei, por volta dos 15 km havia a separação do pessoal dos 40 km, ficando de nos juntarmos mais à frente eles com 27 km e nós ai já com 44 km, resta-me dizer que cheguei a esse abastecimento muito antes de muita gente dos 40 km, mas ai já tive que parar e inclusive desmontar para beber água e molhar-me numa fonte que lá estava, é que nessa altura já não me estava a sentir muito bem.
E é simples perceber porquê, sai de casa antes das 6 da manhã, comi uma sandes e um sumo e não comi mais nada até essa altura e pouco ou nada bebi, e por cumulo que pareça nesse abastecimento bebi agua, lavei a cara e molhei-me, mas não perdi tempo a comer.
Ai entravamos na serra e aos 53 km depois de fazer duas valentes subidas de seguida e sempre em esforço, comecei a meter mudanças para acelerar outra vez, mas já não deu, comecei por sentir arrepios, fiquei tonto, travei, e passado uns metros acontece o que eu estava mesmo à espera, cai para o lado, acho que desmaiei, mas recuperei logo e tive o bom censo de parar e perceber que tinha ido longe demais com o meu defeito ( quem me conhece sabe que detesto perder, nem a feijões...).
Meti-me à sombra, liguei o telemóvel e liguei para um amigo meu que vinha atrás, esperei que ele chegasse, e depois de ter estado à espera algum tempo, ainda tentei ir com eles, mas depois de 3 km percebi então que estava completamente desidratado, as pernas tinham força a mente queria, mas o corpo não deixava, nunca me tinha sentido assim, foi estranho, mas como em tudo tem que se aprender a lição, e eu aprendi... esperei então sozinho por uma pick up que me iria apanhar e levar à meta.
Não foi esta a chegada à meta que eu esperava, mas foi a possível, e as coisas poderiam ter sido bem piores.
Para terem só uma ideia, nas minhas voltas treino costumo fazer médias de pulsação de 130 a 140 Bpm, na prova estava com uma média de 165 Bpm.

Há uma frase que eu gosto muito:
" Dos fracos não reza a história..."
Mas tenho que acrescentar,
" ... mas até os mais fortes têm que beber água."

Para o ano que vem vou a Cuba novamente...

domingo, 10 de maio de 2009

A próxima prova já tem data...

Já tem data e inscrição feita, é já no próximo dia 21 de Junho que irei participar na já famosa Maratona de Cuba.

Tenho ouvido falar muito bem desta Maratona que irá completar este ano a sua 5ª edição.

http://www.cubaaventura.net/index.php?option=com_content&view=article&id=246&Itemid=87

Algumas paisagens onde iremos passar:






























Eu dia 21 lá estarei a fazer a prova na distância de 80 km.

Por enquanto vamos 3, mas ainda estamos em negociações:-)

sábado, 25 de abril de 2009

Serpa 160 Km



Pois é,
A semana passada por esta hora ainda estava a pedalar... e ainda me faltavam uns Kms valentes...
Já passou, agora é fácil dizer que devia ter treinado mais, que me devia alimentar melhor, que devia de uma vez por todas perder o peso que tenho a mais, mas o mal é que eu gosto muito de pedalar, mas também gosto muito de comer...
Mas isso já serão reflexões para o ano que vem, porque para o ano uma coisa é certa, vou lá estar, a ideia é fazer a prova até conseguir terminar e espero bem conseguir por muitos mais anos, se bem que não é fácil fazer 160Km por mato.
Para o ano que vem já tem data, 10 de Abril de 2010, quem quiser pode começar já a treinar.

http://www.srp160.com/


Mas afinal o que foi o Srp160 este ano?
Começou como o ano passado, acordei já em Figueira de Cavaleiros e fomos direitos a Serpa às 6h30m, estava frio e começou logo a pingar, mas o vicio e a adrenalina era muito superior a isso, por isso lá fomos eu o Marco, o Carlos e um amigo de uma aldeia perto. Quando chegamos até assustava, estava já muita gente a aquecer ( como se não tivessem Kms suficientes pela frente...) muita gente a tratar das bikes, nós lá chegamos cheios de sono e fomos buscar o dorsal.
A prova começou um pouco depois das 8h, logo com um aviso de que havia zonas que tiveram que ser alteradas devido à muita lama que havia, ora para quem está prestes a fazer 160 Kms é uma óptima noticia, porreiro há lama... mas depois lá veio uma boa noticia, cuidado que o piso está escorregadio, ainda pensei, se está escorregadio, escorrego já no inicio e só paro na meta, mas não, foi mesmo um pensamento parvo, não iria ser bem assim.
Começou a prova.



Comecei no ultimo lugar, atrás de um grupo de Espanhóis, para ai de uns 15, eles sozinhos faziam a festa, mas passado 17 Km para um deles a festa terminou, só o vi passar por uma vala e ficar com o selim na mão, não sei se conseguiram resolver o problema mas não os vi mais.
Psicologicamente é uma prova muito desgastante, já o referi o ano passado, eu então fiz os 164 Km sempre sozinho, para além do treino físico que tem de haver, temos que estar muito fortes psicologicamente, este ano vi muita gente a desistir, inclusive o único companheiro que chegou a andar uns kms comigo, esse desistiu ao km 134, parece que estava quase a acabar, mas depois de se fazer 134 km pensar que ainda faltam 30 km, acreditem mas parece que nunca mais acabávamos a prova, e sempre a chover e a fazer frio o tempo todo, mas o pior nem era isso, para mim o pior era o forte vento que se fazia sentir, em zonas onde se poderia rolar em "talega" e na mudança mais pesada não conseguia passar dos 24 Km/h, isto onde sem vento conseguia-se de certeza rolar a trintas e tal.
Vi um quadro partido na prova, não vou dizer a marca para não ferir susceptibilidades.
Vi uma rapariga passar por mim ai aos 70 km e pensei acompanhar, mas dou a mão à palmatória e os parabéns à rapariga, que grande baile que eu levei...
Vi muita coisa, pensei muita coisa, foram 10h 47m de tempo total, dá para se pensar em muita coisa, cheguei mesmo a pensar para mim mesmo numa zona já perto do fim onde quase já não tinha força para lutar contra o vento, que para o ano não ia, mas para o ano estou lá.
No fim não houve classificação, já que o grupo que ia à frente ao km 84 perderam-se, acho que uns cromos tiraram as marcações ao longo de 4 Km, ora os homens foram por estrada para Serpa, e ainda bem porque assim deram a oportunidade do pessoal que seguia atrás já tivesse marcações já que a organização foi logo marcar o trajecto que faltava.
Fiz menos meia hora que o ano passado, não foi mau já que o percurso este ano era mais exigente e as condições climatéricas também, de salientar a prova do " animal " do Marco que fez 8h30m.
Achei piada a uma coisa, demorei muito tempo a fazer a prova, mas só fiz mais 1h40m que o ultimo classificado dos 80 Km, fiz foi o dobro.

Para o ano que vem lá estarei e quero fazer menos de 10h.

Treinem, divirtam-se e lembrem-se que só vivemos esta vez...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

2ª Ultra maratona Serpa 160 Km

A historia repete-se...
Cá estou eu de novo nervoso à espera que sejam horas para ir com o Marco para Figueira, para amanhã participarmos na 2ª Ultra Maratona de Serpa...
O ano passado foi assim : http://maniacosdopedal.blogspot.com/2008/04/srp160.html
Vamos ver este ano... por enquanto parece que vamos ter chuva, vai ser uma prova fresquinha, depois meto aqui como correu...