sábado, 25 de abril de 2009

Serpa 160 Km



Pois é,
A semana passada por esta hora ainda estava a pedalar... e ainda me faltavam uns Kms valentes...
Já passou, agora é fácil dizer que devia ter treinado mais, que me devia alimentar melhor, que devia de uma vez por todas perder o peso que tenho a mais, mas o mal é que eu gosto muito de pedalar, mas também gosto muito de comer...
Mas isso já serão reflexões para o ano que vem, porque para o ano uma coisa é certa, vou lá estar, a ideia é fazer a prova até conseguir terminar e espero bem conseguir por muitos mais anos, se bem que não é fácil fazer 160Km por mato.
Para o ano que vem já tem data, 10 de Abril de 2010, quem quiser pode começar já a treinar.

http://www.srp160.com/


Mas afinal o que foi o Srp160 este ano?
Começou como o ano passado, acordei já em Figueira de Cavaleiros e fomos direitos a Serpa às 6h30m, estava frio e começou logo a pingar, mas o vicio e a adrenalina era muito superior a isso, por isso lá fomos eu o Marco, o Carlos e um amigo de uma aldeia perto. Quando chegamos até assustava, estava já muita gente a aquecer ( como se não tivessem Kms suficientes pela frente...) muita gente a tratar das bikes, nós lá chegamos cheios de sono e fomos buscar o dorsal.
A prova começou um pouco depois das 8h, logo com um aviso de que havia zonas que tiveram que ser alteradas devido à muita lama que havia, ora para quem está prestes a fazer 160 Kms é uma óptima noticia, porreiro há lama... mas depois lá veio uma boa noticia, cuidado que o piso está escorregadio, ainda pensei, se está escorregadio, escorrego já no inicio e só paro na meta, mas não, foi mesmo um pensamento parvo, não iria ser bem assim.
Começou a prova.



Comecei no ultimo lugar, atrás de um grupo de Espanhóis, para ai de uns 15, eles sozinhos faziam a festa, mas passado 17 Km para um deles a festa terminou, só o vi passar por uma vala e ficar com o selim na mão, não sei se conseguiram resolver o problema mas não os vi mais.
Psicologicamente é uma prova muito desgastante, já o referi o ano passado, eu então fiz os 164 Km sempre sozinho, para além do treino físico que tem de haver, temos que estar muito fortes psicologicamente, este ano vi muita gente a desistir, inclusive o único companheiro que chegou a andar uns kms comigo, esse desistiu ao km 134, parece que estava quase a acabar, mas depois de se fazer 134 km pensar que ainda faltam 30 km, acreditem mas parece que nunca mais acabávamos a prova, e sempre a chover e a fazer frio o tempo todo, mas o pior nem era isso, para mim o pior era o forte vento que se fazia sentir, em zonas onde se poderia rolar em "talega" e na mudança mais pesada não conseguia passar dos 24 Km/h, isto onde sem vento conseguia-se de certeza rolar a trintas e tal.
Vi um quadro partido na prova, não vou dizer a marca para não ferir susceptibilidades.
Vi uma rapariga passar por mim ai aos 70 km e pensei acompanhar, mas dou a mão à palmatória e os parabéns à rapariga, que grande baile que eu levei...
Vi muita coisa, pensei muita coisa, foram 10h 47m de tempo total, dá para se pensar em muita coisa, cheguei mesmo a pensar para mim mesmo numa zona já perto do fim onde quase já não tinha força para lutar contra o vento, que para o ano não ia, mas para o ano estou lá.
No fim não houve classificação, já que o grupo que ia à frente ao km 84 perderam-se, acho que uns cromos tiraram as marcações ao longo de 4 Km, ora os homens foram por estrada para Serpa, e ainda bem porque assim deram a oportunidade do pessoal que seguia atrás já tivesse marcações já que a organização foi logo marcar o trajecto que faltava.
Fiz menos meia hora que o ano passado, não foi mau já que o percurso este ano era mais exigente e as condições climatéricas também, de salientar a prova do " animal " do Marco que fez 8h30m.
Achei piada a uma coisa, demorei muito tempo a fazer a prova, mas só fiz mais 1h40m que o ultimo classificado dos 80 Km, fiz foi o dobro.

Para o ano que vem lá estarei e quero fazer menos de 10h.

Treinem, divirtam-se e lembrem-se que só vivemos esta vez...

1 comentário:

Jorge disse...

Boa compadre - assim é que é.
Aventura pura e dura!